Quem nasceu primeiro: o ovo ou a galinha?..




Todo mundo sabe que os répteis já botavam ovos muito antes de existirem pássaros. Mesmo assim, essa questão continua extremamente polêmica. Segundo a lei da evolução das espécies, formulada por Darwin, todos os organismos se originam de outros mais primitivos por meio de mutações genéticas. Apoiado nessa teoria, Décio Altimari, geneticista da Santa Casa de São Paulo, afirma: "A galinha, tal como a conhecemos, teve de surgir antes que pudesse pôr o primeiro ovo. Ela deriva de um animal menos evoluído, provavelmente também uma ave. Somente depois de se desenvolver é que um organismo pode se reproduzir".

Já Francisco Mauro Fauzano, geneticista do Instituto de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, acredita na hipótese contrária, porque a galinha não teria como botar seu primeiro ovo sem ter nascido de um. "Os ancestrais da galinha sofreram mutações a partir de modificações genéticas. Essas mutações alteraram as células germinativas, daí tais ancestrais botaram ovos que deram origem a um novo ser: a galinha", diz ele.

"Graças à genética moderna, podemos ter certeza de que o ovo veio antes. As mutações que separam uma nova espécie de seus pais geralmente ocorrem no DNA reprodutivo, presente em óvulos e espermatozóides. É isso que dá origem a novas espécies." Christopher Langan, autodidata americano tido como "o homem mais inteligente da América", com QI de 195 pontos.

"Quando a galinha ainda era um ovo, ainda assim ela era da espécie Gallus gallus. Portanto, a primeira forma de vida dessa espécie teria que ser um ovo." John Brookfield, especialista em genética da evolução da Universidade de Nottingham, na Inglaterra.

"Mesmo que o pássaro que deu origem ao ovo de galinha não fosse uma galinha, o correto é dizer que o ovo veio primeiro. Se um canguru botasse um ovo e dele saísse um avestruz, o ovo seria de avestruz, não de canguru." David Papineau, especialista em filosofia da ciência do King’s College de Londres, na Inglaterra.

"Por criação queremos dizer a condução à vida por um criador sobrenatural. Ele usou processos que não estão agora em operação, em lugar do universo natural. Mas Ele foi responsável por dar a vida a todos os seres." Duane Gish, bioquímico e pensador criacionista, crítico da teoria da evolução.

Que os dois seres idênticos não existiam antes da origem do universo. Que o universo gerou vários seres, viventes ou não viventes, que mesmo não sendo idênticos, como o Céu e a Terra geraram muitos outros seres. Que o surgimento da galinha não se deu por espontaneidade, Teoria de Aristóteles para alguns animais de que não se sabia a origem no tempo em que ele viveu. Que podemos gerar um ser diferente, cruzando dois outros seres diferentes, como é o caso muito comum no Brasil, onde se gera o Burro através do cruzamento entre o Jumento e a Égua.
Assim também surgiu a Galinha pela primeira vez, do cruzamento de dois seres diferentes ou apenas semelhantes, que juntos geraram um um ovo, do qual saiu a Galinha. Portanto, dos progenitores surgiu primeiro o ovo.

1 comentários:

Fabrício Bezerra disse...

Puxa com tantas explicações,a gente nao consegue a resposta definitiva

............................... CLIQUE EM POSTAGENS MAIS ANTIGAS PARA VER OUTRAS POSTs!